Sunday, November 19, 2006

Dificuldades de Adaptação da Criança à Escola


- O que devem fazer os pais quando os filhos se recusam ir para a escola?

Antes de tudo os pais devem observar e conversar com a criança procurando perceber o que é que ela está a sentir. E tentar descobrir onde está a causa do problema.
Reflectindo sobre algumas questões:
- O motivo desta recusa está na própria criança?
- Está no ambiente familiar ou na escola?
- Como está o seu estado de saúde de uma forma geral, o seu desenvolvimento físico , afectivo e social?
O pediatra pode orientar os pais neste sentido e se necessário indicar o melhor tratamento e inclusivamente sugerir um acompanhamento psicológico.
Além de fantasiar e sentir medo, as crianças também se preocupam e se angustiam com os problemas da família, mas por outro lado, são muito curiosas e adoram aprender. Se não aconteceu nada de diferente na rotina familiar, como o nascimento de um irmão por exemplo ou outro acontecimento importante, os pais devem refletir sobre o seu próprio comportamento e atitudes que costumam ter em relação a criança.
- Será que os pais estão a ser permissivos demais? Rígidos demais?
- Como é o relacionamento dela com os colegas e com a professora?
- Ela está adaptar-se bem aos métodos e regras da instituição?
Muitas vezes os pais fazem com que os filhos sejam muito dependentes e indisciplinados e isso prejudica-os quando entram na escola, porque na escola terão que demonstrar responsabilidade, obedecer a regras e respeitar limites.
- Porque é que as crianças recusam, algumas vezes, a volta às aulas e, principalmente, o primeiro contacto com a vida escolar?
Recusar voltar às aulas depois de um período de férias é diferente de recusar ir à escola pela primeira vez, porém algumas crianças de 8, 9 , 10 anos ou mais, acabam por repetir o mesmo processo todas as vezes que regressam de férias. Isto significa imaturidade e é sinal que não resolveram um antigo problema e neste caso a criança precisa de ajuda.
O regresso às aulas pode gerar em certas crianças ansiedade, medo e insegurança e isto pode acontecer por vários motivos: doença de alguma pessoa próxima, divórcio, excesso de actividades como cursos de línguas, desportos, música, etc, notas baixas no período anterior o que poderá gerar medo de fracassos futuros e de não corresponder às expectativas dos pais.
Tudo isto são normalmente sintomas passageiros, se persistirem os pais devem procurar orientação com os profissionais da escola, com um médico ou um psicólogo.
Quando uma criança inicia a sua vida escolar, encontra um mundo novo, com influências, ideias, amizades e oportunidades com as quais nunca se havia deparado antes. Nesta época ela precisa de muito apoio dos pais.
Toda a criança, seja qual for sua história e a sua idade, terá que enfrentar o primeiro dia de aulas e esta experiência acarreta ansiedade e insegurança. Afastar-se do aconchego do lar e enfrentar o desconhecido significa um grande salto na vida de qualquer criança. O ingresso na vida escolar representa um passo muito grande em direção à independência.
Uma criança que esteja a passar pela primeira vez por esta experiência poderá sentir-se muito angustiada porque não consegue prever os benefícios que estão para vir. É natural surgirem estes sintomas, mas os pais não têm necessidade de ficar aflitos porque costumam ser passageiros.
Esta é mais uma fase que exigirá um período de adaptação. A maioria consegue adaptar-se e quando isto não acontece os pais devem investigar suas causas.
- Qual o papel que a escola deve assumir quando a criança chora e pede para ir embora?
A escola deve orientar os pais no sentido de lhes transmitir quais as suas propostas e os seus objectivos deixando claro aquilo que podem oferecer ao seu filho.
Os profissionais que trabalham na escola sabem como é penoso para algumas crianças o processo de adaptação e quanto tempo costuma durar. Se uma criança continuar a chorar por muito tempo e a pedir para ir embora, estes profissionais deverão tomar as medidas necessárias no sentido de ajudar a criança e orientar os seus pais quanto ao seu comportamento , inclusive mostrar o momento certo de procurar ajuda de um profissional especializado, caso necessário.

- Frequentes erros dos pais que podem piorar a situação em vez de resolvê-la?

Punir ou castigar a criança.
Muitos pais não ouvem o que a criança tem a dizer, desconhecem as suas razões. Imaginam que o filho está comportar-se desta forma porque deseja chamar a atenção ou está a fazer isto para agredir os pais e assim proíbem "coisas" que são importantes para a criança, como por exemplo:
- Proibir a criança de ver programas de TV que ela gosta, brincar...
- Outros, insistem em ficar com a criança na escola durante todo o período das aulas, nalguns casos as mães insistem em permanecer dentro da sala de aula ao lado do filho e infelizmente algumas escolas ainda permitem isso, mas por pouco tempo, pois descobrem logo as inconveniências para o restante dos alunos.
- Outro erro dos pais é transferir a criança para outra escola. Ao se deparar com uma escola muito simpática, no primeiro momento a criança parece decidir e optar, mas a convivência na escola e o contacto com as suas verdadeiras dificuldades trazem de volta o antigo problema.

- Que tipo de problema pode ter a criança se os pais insistirem em fazê-las ir para a escola muito novas (com três anos, por exemplo?)

Uma criança de seis anos tem mais maturidade e maior preparo para a socialização escolar que outra de três, mas isto não significa que todas as crianças que iniciarem a sua vida escolar aos três anos enfrentará problemas.
Por uma questão de necessidade, actualmente os pais estão a matricular os seus filhos mais cedo na escola e observamos que muitos deles sentem culpa pelo facto de deixá-los tão cedo e ter pouco tempo para se dedicarem a eles.
Neste caso, o sentimento de culpa é transmitido ao filho e isto fará com que se sinta abandonado pelos pais. A criança poderá fechar-se em si, tornar-se passiva, reprimir a sua criatividade... poderá recusar passar pelo processo de adaptação demonstrando medo de se separar dos pais.

- E que tipo de problemas as crianças podem ter se os pais resolverem tirá-las da escola e disserem "filhinho, já que não queres não te vou levar à escola"?

Educar um filho, realmente não é uma tarefa muito fácil. Infelizmente, muitos pais , na intenção de fazer o melhor e dar o melhor de si, cometem erros e acabam por prejudicar o desenvolvimento da criança e o seu futuro de uma forma geral.
A expressão citada e que muitas vezes observamos na realidade, revela um pai e ou mãe "imaturos" e bastante permissivos que costumam mimar o seu filho. Satisfazer todas as suas vontades faz dele um pequeno tirano e quem sofre as consequências é a própria criança.
A criança mimada desenvolve uma personalidade intolerante e insaciável e certamente não admitirá um NÃO como respostas às suas vontades. E isto significa que terá dificuldades em lidar com as diversas frustrações da vida - quando os pais tentam poupar os filhos de qualquer sofrimento, estão na verdade a privar as crianças da oportunidade de desenvolverem os seus
próprios recursos para enfrentar as adversidades.

- Qual é a idade ideal para colocar as crianças na escola?

É muito relativo, pois depende dos pais , da maturidade da criança e das propostas da escola escolhida.
As habilidades que a sociedade espera das pessoas quando completam o seu processo de educação são bem diferentes do que alguns anos atrás, e portanto os métodos e objectivos da escola também mudaram. Hoje , a formação dos profissionais que trabalham nas escolas é mais completa e a maioria das escolas já conta com orientadores pedagógicos e psicólogos, com cargos específicos para cada actividade.
Existe uma preocupação maior em encarar cada criança como uma pessoa individualizada, em olhar de perto o seu processo individual de desenvolvimento. Com isto tornou-se possível determinar com maior precisão as áreas em que cada criança necessita de maior atenção e apoio.
Quando os pais decidem colocar o seu filho na escola, é importante verificar se a criança está preparada para o ingresso em determinada escola.
- Como saber se a criança está preparada?
É importante verificar se é um estabelecimento onde a criança poderá frequentar também o 1º ano, conhecer as propostas e os métodos da escola.
Alguns pais não matriculam o seu filho no jardim da infância (menor de 6 anos) porque imaginam que nesta fase a criança irá para a escola somente para brincar, esperam que ela aprenda logo a ler e escrever. Mas sabemos que o brincar, por exemplo, com tesoura, cola, plasticina, desenhar, colorir, ouvir histórias, música, etc... facilita e é necessário para o processo de alfabetização. E quanto mais oportunidade e contacto tiver a criança com a escola e com estes materiais, mais cedo e mais rica será a sua aprendizagem.

30 Comments:

At 1:12 PM, Anonymous Anonymous said...

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESTE TEMA..POIS TENHO UM PROJETO PARA CRIAR SOBRE....AJUDARIA MUITO

 
At 12:50 PM, Anonymous Anonymous said...

Gostaria que alguém me explicasse como foi possível afastar os professores especializados e entregar aos executivos a possibilidade de dispôr de professores de apoio sócio-educativo em abundante quantidade. Será que a politiquice casa bem com as reais necessidades de acompanhamento destas crianças?

 
At 2:21 AM, Anonymous Anonymous said...

Seria possivel desenvolver o tema numa outra vertente, a criança neste caso com 9 anos chora copiosamente a partir das 6 7 da manhã e repete durante 1 hora seguida eu não quero...eu não quero ir á escola etc....razões aparentemente não existem....sempre foi uma filha espectaular responsavel brincalhona amiga muito docil, nada exigente em termos de bens materiais, compreensiva boa aluna etc...no fudo bem integrada escolar e socialmente...mas há cerca de 1 semana começou com este problema....solicito apoio

 
At 6:17 PM, Blogger Unknown said...

Minha tem 4 anos,foi p aula uma semana,na sexta feira viu um coleguinha vomitar,e como viu vomitou também,desde então nao quer ir mais ,foi segunda e chora muito,diz que nao quer ir p la,ja conversei com a escola,e nao consigo identificar o motivo,e hoje ela me disse que sente medo,mas nao sei de que,me ajudem por favor,nao sei se forço ela ir a escola ou não.

AGRADEÇO DESDE JA
Carla.

 
At 4:52 PM, Anonymous Anonymous said...

venho tendo dificuldades a duas semanas com com a minha filha ela mudou de escola este ano e aparentemente tem se adapitado mais todos os dias entre 7e8horas da manhã ela vomita e dis que gosta da escola mais tem colegas que são mas espertos que ela e se sente inferior mesmo sendo uma das melhores alunas ñ sei mas o q faso

 
At 4:18 AM, Anonymous Anonymous said...

Estou preocupada,pois a minha filha tem 6 anos e já esteve na pre desde os 4 anos e agora para o 1 ano básico, antes de entrar na escola está bem até canta. Mas, quando a campainha toca as lágrimas correm-lhe na cara e abraca-me. Já perguntei se os colegas lhe batem,diz k não, se a prof. a chama a atenção,diz não. Não sei o porquê? Tou preocupada.

 
At 6:54 PM, Anonymous Ttt/BR said...

Gente eu tenho um subrinho de 2 anos e 4 meses, ele não se adapta a creche em meio periodo. Os professores não dão muita atenção pois é um escola publica, ele toma aguá que sobra da caneca dos colegas por que não alcança o bebedouro tadinho =X, gostaria de saber como resolver isso, ele também não come a comida da escola por que é quente e ele não sabe esfriar, e os professores não esfriam para ele. Gostaria de saber de alguem que entenda, o que posso fazer, qual os meus direitos e etc? Pois ele está sofrendo muito! Ajude-me!

 
At 10:46 AM, Blogger lu said...

tENHO UMA FILHA DE 3 ANOS E 5 MESE, QUE ESTÁ FREQUENTANDO A ESCOLINHA PELA PRIMEIRA VEZ, JÁ VAI FAZER 1 MES QUE COMEÇOU A IR, MAS ELA CHORA MUITO, A PONTO DE VOMITAR QUANDO CHEGA LÁ TODOS OS DIAS, JÁ PERDEU PESO, NÃO ESTÁ SE ALIMENTANDO BEM E O SEU COMPORTAMENTO EM CASA MUDOU MUITO, ESTÁ MUITO CHOROSA, NÃO QUER BRINCAR DE NADA, SÓ FICA DO MEU LADO O TEMPO TODO, E FALANDO QUE QUER IR PRA CASA DA AVÓ, É COMO SE FOSSE UMA VALVULA DE ESCAPE. nÃO SEI SE DEVO FORÇAR, OU SE DEIXO PARA TENTAR MAIS NA FRENTE. pOR FAVOR ME AJUDEM!

 
At 9:05 AM, Anonymous lis said...

Minha filha de 4 anos, ela sente muita ansiedade, estuda a tarde, e desde as 7h da manha quer saber se já e hora de ir a escola, levei ao neuro e passou um medicamento, mas estou reciosa em da-la, pois da muito sono. no ano passado, ela tinha crise de vomito, tive que em outubro tirar ela da escola, pois estava ficando a baixo do peso,e já estava afetando até a mim. Será que se eu ensistir sem dar o medicamento ela pode desenvolver a uma depressão ou a uma epilepcia?

 
At 7:09 AM, Anonymous Anonymous said...

Minha filha tem 02 anos, faz 2 meses que a coloquei na escola, nas primeiras semanas foi terrível, depois melhorou e até pediu para ir para escolinha, agora está se recusando, a tia disse que está puxando os próprios cabelos, sei que não é normal. O que devo fazer????

 
At 6:12 AM, Anonymous Anonymous said...

tenho uma filha de 4 anos, vai na escola desde os 2 anos, mas sempre foi um dilema, no inicio foi muito duro para nós duas, na hora de deixá-la na escola ela grudava em mim com muita força e as tias a tiravam de mim e levavam para dentro, logo depois parava, mas isso acontece sempre e ela já esta com 4 e agora piorou, acorda diz que vai numa boa mas chega no portão ela começa, eu quero a minha mãe e chora muito, as vezes eu a trago devolta pra casa, mas ultimamente as tias a pegam e levam na marra, não sei se estou fazendo certo as tias dizem que a culpa é minha, me ajudem estou ficando doente com isso de verdade, desde já obrigada.

 
At 7:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Estou morando há três semanas em outro país e meu filho (4 anos) está dando muito trabalho qto à adaptação escolar. agarra em nós e não nos deixa ir embora, está demonstrando agressividade perante às outras crianças. Qual seria a melhor forma para proceder? É deixá-lo lá chorando ou dar mais um tempo para ele?

Obrigada.

 
At 10:01 AM, Anonymous Anonymous said...

Gostaria de saber se é normal uma criança chorar muito todos os dias ao ir para a escola?Minha filha tem 04 anos,e é o primeiro ano dela na escola,ela chora dessesperada todos os dias quando deixo ela na escola,a escola é muito boa, não tenho reclamações.Ela não quer me deixar ir embora,pede pra mim ficar!me ajude por favor!!

 
At 3:23 PM, Anonymous Anonymous said...

ola meu nome e uellington, minha filha chora e não quer ir a escola por que ela diz que o prof coloca os coleguinhas na cadeirinha do pensamento e fica piscando a luiz oque fazer? devo colocala no bale ou em outro curso para evoluçaõ da mente

 
At 1:47 PM, Blogger adilson said...

ola meu nome e´alessandra,tenho uma filha cm 5 anos e vai a´escola desde os 2 anos,nunca chorou p/ não ir,mas a 3 dias começa a chorar derepente durante a aula e não quer ir. a escola já me chamou conversamos,não mudou rotina em csa nem na escola ela não quer ir mais p/ escola e chora todo dia inventando uma dor;por ex: dor na testa,dor no pescoço,dor na barriga, etc o que devemos fazer?

 
At 8:46 AM, Anonymous Anonymous said...

estou tendo dificuldades com minha filha na escola,ela tem 6 anos é o primeiro ano na escola particular,antes ela estudou em escola publica (emei),nao sei mais o que fazer ela entra em desespero qndo chega a hra de ir tomar banho pra ir a escola,estou ficando preocupupada com ela ,a escola e boa tem otimas referencias , mas qndo ela chega na escola ela grita fala que odeia aquela escola.não sei mais o que fazer estou desperada me ajudem por favor.

 
At 4:41 AM, Blogger Liliane said...

ola, tenho uma filha de 3 anos que começou ir na escola está semana mais está muito difícil chora muito e está super insegura , em casa está estranha com olhos parados não dala nada sobre a escola eu pergunto mais não me responde nada , não sei mais o que fazer estou nervosa tb em deixar ela chorando ela é muito mimada demorei muito para engravidar então temos um laço forte , o pai trabalha fora e estou sozinha não sei oque fazer alguem pode me ajudar lir todos os comentarios aqui e todos parece com os que minha filha está passando , se alguem poder me escreva obrigada liliane

 
At 3:02 AM, Blogger natiele said...

olá...me ajude por favor...tenho um menino de 4anos.com paralisia cerebral.até hoje só eu cuidei dele,é muito apegado comigo...agora coloquei na emei,mas está dando muito trabalho.Ele num vai com ninguem,qd chega na esquina da emei ele já começa a gritar..a prof.me liga tds dias,pra pega-lo...pq num pra de chorar,grita as 4hrs que passa lá...preciso que ele vá,para ver o mundo lá fora....e eu descansar um pouco.o que faço?????

 
At 3:04 AM, Blogger natiele said...

olá...me ajude por favor...tenho um menino de 4anos.com paralisia cerebral.até hoje só eu cuidei dele,é muito apegado comigo...agora coloquei na emei,mas está dando muito trabalho.Ele num vai com ninguem,qd chega na esquina da emei ele já começa a gritar..a prof.me liga tds dias,pra pega-lo...pq num pra de chorar,grita as 4hrs que passa lá...preciso que ele vá,para ver o mundo lá fora....e eu descansar um pouco.o que faço?????

 
At 6:22 PM, Anonymous Anonymous said...

Tenho gêmeos,com 2 anos e 4 meses,estão indo pra escola pela primeira vez e a adaptação está sendo muito dificil,eles não querem sair de casa mais com medo de serem levados para escola. Preciso de uma orientação para saber até q ponto esse choro é normal e o q devo fazer? Por favor me ajudem,já não sei mais o q fazer,se tiro da escola ou se continuo farçando?...

 
At 8:50 AM, Blogger Lilian Cristina said...

Olá. Estive lendo os comentários e o meu problema é igual ao do Adilson.Minha filha tem 5 anos, é o terceiro ano na escola e nunca me deu trabalho em ir e nem na escola. Algumas semanas ela começou com a falar que não queria ir a escola e agora chora, faz escândalo, e fala o tempo inteiro que não quer ir a escola. Já verifiquei e não aconteceu nada de diferente. Gostaria de alguma opinião de como lidar com isso. Obrigada.

 
At 3:30 AM, Anonymous casadosprofessoresespeciais.blogspot.com said...

Por motivos pessoais e profissionais este blogue não esteve todos estes anos operacional, peco desculpa pela ausência de respostas aos vossos comentários. Foi criado no âmbito da minha especialização em educação especial. Verifiquei estes dias a espantosa adesão que obteve, fiquei surpreendida. Muita informacao que aqui disponibilizo nao e da minha autoria, são pesquisas que efectuei e conteúdos das aulas do curso. O meu email para quem me quiser contatar e sandraneiva78@hotmail.com
Saudações "especiais" para todos

 
At 3:04 PM, Blogger Unknown said...

Boa Noite minha filha tem 7 anos e estuda em uma escola particular ,uma semana antes de começar as prova ela ja começa a chorar muito .o que eu faço

 
At 3:04 AM, Blogger margarida said...

olá .. minha filha tem 4 anos e começou a escolinha infantil aos 4 meses, pois eu trabalho fora e agora depois que nasceu minha neta ela simplesmente não quer mais ir a escolinha , não sei o que fazer pois pergunto a ela o porquê ela diz que vai sentir muita saudade de min e não quer ficar longe , COMO LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO.

 
At 6:22 AM, Anonymous Anonymous said...

Minha filha tem 2 anos e 6 meses, faz alguns acompanhamentos médicos, por esse motivo falta bastante, ela não se acostuma na creche, só chora,e a maioria das vezes fica sem comer e me ligam p buscá-la antes do horário... não sei o que fazer, não posso abandonar seus tratamentos e nem abrir mão da vaga da creche,tbm preciso trabalhar...A creche pode me forçar a tirar ela de lá, mesmo com comprovantes médicos?

 
At 2:28 PM, Blogger Unknown said...

Meu caso é totalmente inverso... Ajudem-me por favor!!!!
Meu aluno, que é autista, não quer sair da escola. Chora horrores, se joga no chão, se bate.
Como proceder?

 
At 10:10 AM, Anonymous Anonymous said...

Meu filho tem 04 anos e chora todos os dias atualmente na escola na hora que vamos deixar. Depois que saimos ele para de chorar após alguns minutos e quando chegar para buscar esta sempre feliz.....

 
At 6:34 AM, Blogger Unknown said...

estou passando por essa mesma situação tenho uma filha de 3 anos e 5 meses ela ta dando muito trabalho para ir a escola chora muito.ameaça dizendo que vai vomitar e vomita meso.Hoje eu levei ela pra escola sem comer nada pois não quis acho que comedo de vomitar novamente não sei mas o que fazer tenho medo disso durar muito.Cinara

 
At 6:56 AM, Anonymous Anonymous said...

oie meu filho tem 2 anos e 6 meses é o primeiro ano de escolinha nao quer ficar chora muito e ate vomita... devo deixar ele a força e chorando...Obrigada

 
At 1:52 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá, minha irmã tem 6 anos e já mudou de escola 3 vezes, ela nunca se adapta, a cada escola nova a mesma história,ela chora que não quer ir a gente leva e ela vomita lá. Na segunda escola que ela foi se adaptou depois de uns 2 meses, mas pediu para sair pq suas amigas tinham saido também, então minha mãe mudou e no começo ela nem chorou ou vomitou nem nada, disse que tinha gostado e estava super animada, e agora no fim do ano ela passou a vomitar e ficar nervosa como antes de novo. Oq eu faço?

 

Post a Comment

<< Home