Saturday, October 14, 2006

A minha sugestão para uma avaliação educacional a um aluno que não esteja a atingir as competências.

Para se realizar uma avaliação a um aluno que nos pareça não estar a atingir as competências desejáveis para o seu nível de ensino, poderemos seguir estes itens para que esta seja feita da forma mais completa possível:

as possibilidades de resposta para cada iten são:

- Sim - Nem sempre - Não


ÁREAS

1. Motora

Pinta dentro dos contronos
Rasga papel e amassa
Corta com a tesoura
Segura o lápis adequadamente
Copia uma linha na vertical
Copia uma linha na horizontal
Copia uma cruz
Copia formas geométricas simples
Desenha a figura humana com cabeça, tronco e membros
Atira e agarra a bola com as mãos
2. Cognitiva
Está atento e ouve o que se diz
Compreende as regras de um jogo
Enumera os números até dez
grande/pequeno
em cima/em baixo
longe/perto
dentro/fora
Grande/pequeno
À frente/atrás/ao lado
Esquerda/direita
Grosso/fino
Igual/diferente
Leve/pesado
Maior/menor
Primeiro/último
Reconhece as cores primárias
Reconhece todos os tipos de cores
3. Linguagem
Partilha com os colegas o que sabe
Reconta o que ouviu, viu ou fez
Pronuncia correctamente as palavras
Estrutura correctamente as frases
Adquire novos vocábulos
Dá sequência a uma história
Comenta imagens de um livro
Exprime a sua opinião
4. Autonomia
Desaperta e aperta fechos
Descalça as botas
Desabotoa botões
Utiliza as formas convencionais de saudação e cortesia
Segue regras em jogos de grupo
Sente segurança naquilo que está a fazer

Aspectos a melhorar: (referir as áreas fracas do aluno descobertas através deste diagnóstico)


Espero que vos seja útil... normalmente quando me é solicitada uma avaliação a um aluno faço-a seguindo estes parâmetros.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home