Tuesday, February 27, 2007

A Criança com hidrocefalia


O termo hidrocefalia vem do Grego e significa "água na cabeça". Na realidade a água é o líquido cefalorraquidiano (LCR), um líquido claro que é constantemente produzido nas cavidades, ou ventrículos, no interior do cérebro.
O LCR tem como objectivo proteger os elementos do sistema nervoso (cérebro e espinal medula), actuando como amortizador contra golpes e transportando as substâncias necessárias ao seu funcionamento. Ele passa de um ventrículo para o seguinte (quatro no total) através de canais estreitos, circulando depois na superfície do cérebro uma pequena parte desce pela espinal-medula e é absorvido no sistema sanguíneo. O que faz com que o LCR deslize para ao espinal medula, são umas veias especializadas dentro do crânio, as quais têm uma superfície semelhante a uma peneira, que nas crianças com hidrocefalia não existe, daí a acumulação de líquido que provoca esta grave patologia neurológica. Apesar de muito mais lentamente que a circulação do sangue, o LCR, à semelhança deste, está em constante produção, circulação e reabsorção.
Para além de terem a cabeça um pouco maior que o normal, podem ainda ocorrer nas crianças hidrocéfalas problemas físicos como problemas de visão e puberdade precoce. É muito provável que surjam dificulda-des de aprendizagem associadas à hidrocefalia tais como problemas de concentração, raciocínio e de memó-ria a curto prazo. A hidrocefalia pode ainda causar problemas mais graves como problemas de coordenação e também ao nível da capacidade de motivação e organização. Muitos destes efeitos podem ser compensados através de estratégias de ensino ou tratamento adequado.