Wednesday, October 25, 2006

Método Global


Como trabalhar com o método das 28 palavras?

Como reacção ao método analítico sintético apareceu o método das 28 palavras. Por este método são contextualizadas progressivamente 28 palavras, que vão sendo globalizadas, lidas e escritas pelos alunos, começando muito cedo a analisar cada palavra, mas só até à sílaba. O professor acaba por escrever a palavra numa tira de papel com cerca de 3 a 4 cm de largura e de comprimento suficiente, e através duma leitura lenta e sincopada determinar onde acaba cada sílaba. À frente dos alunos corta-se a tira de papel de modo que todas as sílabas fiquem separadas. Então, os alunos, com esses pedaços de papel/sílabas, reordenam/sintetizam novamente a palavra original.
Acabado o trabalho nessa palavra, o professor guarda todas essas sílabas num expositor da sala, começando a constituir um silabário. Por cada uma das 28 palavras deverá sempre ter este procedimento, não esquecendo que logo de início (1ª palavra) começa também a constituir novas palavras, além das 28, constituídas com as sílabas já armazenadas no momento da análise das palavras antecedentes. Simultaneamente, deverá propor ao aluno que “cace” as suas (descobrir novas palavras com as sílabas já existentes no silabário), ao mesmo tempo vão escrevendo as palavrinhas e construindo novas frases.
A utilização deste método tem múltiplas vantagens, passamos a destacar algumas:
Atender à predisposição natural da criança em reter o global;
Desenvolver o espírito criativo e a oralidade;
Favorecer o espírito de observação;
Desenvolver a percepção visual e auditiva;
Desenvolve a sociabilização (através de jogos) e a imaginação no encaminhamento para a descoberta;
Proporciona um enriquecimento fácil e precoce de vocabulário;
Estimula o raciocínio e o uso da memória;
A criança habitua-se à sistematização dos conhecimentos adquiridos levando-a a redigir sem erros e com mais fluência.
Existe actualmente no mercado o manual Palavra a Palavra da Porto Editora que, a meu ver, desenvolve este método de uma forma bastante completa.

Saturday, October 14, 2006

A minha sugestão para uma avaliação educacional a um aluno que não esteja a atingir as competências.

Para se realizar uma avaliação a um aluno que nos pareça não estar a atingir as competências desejáveis para o seu nível de ensino, poderemos seguir estes itens para que esta seja feita da forma mais completa possível:

as possibilidades de resposta para cada iten são:

- Sim - Nem sempre - Não


ÁREAS

1. Motora

Pinta dentro dos contronos
Rasga papel e amassa
Corta com a tesoura
Segura o lápis adequadamente
Copia uma linha na vertical
Copia uma linha na horizontal
Copia uma cruz
Copia formas geométricas simples
Desenha a figura humana com cabeça, tronco e membros
Atira e agarra a bola com as mãos
2. Cognitiva
Está atento e ouve o que se diz
Compreende as regras de um jogo
Enumera os números até dez
grande/pequeno
em cima/em baixo
longe/perto
dentro/fora
Grande/pequeno
À frente/atrás/ao lado
Esquerda/direita
Grosso/fino
Igual/diferente
Leve/pesado
Maior/menor
Primeiro/último
Reconhece as cores primárias
Reconhece todos os tipos de cores
3. Linguagem
Partilha com os colegas o que sabe
Reconta o que ouviu, viu ou fez
Pronuncia correctamente as palavras
Estrutura correctamente as frases
Adquire novos vocábulos
Dá sequência a uma história
Comenta imagens de um livro
Exprime a sua opinião
4. Autonomia
Desaperta e aperta fechos
Descalça as botas
Desabotoa botões
Utiliza as formas convencionais de saudação e cortesia
Segue regras em jogos de grupo
Sente segurança naquilo que está a fazer

Aspectos a melhorar: (referir as áreas fracas do aluno descobertas através deste diagnóstico)


Espero que vos seja útil... normalmente quando me é solicitada uma avaliação a um aluno faço-a seguindo estes parâmetros.