Sunday, April 30, 2006

A Importância das TIC na promoção do sucesso das crianças com NEE

Entende-se como alunos com necessidades educativas especiais, de uma forma geral, aqueles que apresentam problemas de aprendizagem, ao longo de sua escolarização, que vão requerer uma atenção mais específica e maiores recursos educacionais do que normalmente são necessários para os seus colegas na mesma faixa etária.
De entre esses alunos, encontram-se aqueles que apresentam múltiplas deficiências, os quais, em decorrência da sua situação, vão requerer recursos educacionais que envolvem uma gama variada de aspectos, entre os quais podemos citar: professores e especialistas capacitados, metodologias e materiais didácticos adaptados às suas necessidades, apoio pedagógico ao aluno e ao professor, e, em muitos casos, auxílios tecnológicos. Para aproveitar as possibilidades desses alunos, ao máximo, é importante o respeito ao seu ritmo de aprendizagem, a utilização de situações de ensino – aprendizagem gratificantes, a criação de um ambiente de aceitação social e escolar, o estímulo à comunicação, utilizando-se quando necessário, além da linguagem oral, alguns sistemas alternativos ou aumentativos.
Manifestamente, qualquer criança que disponha de um acesso fácil ao computador e, em particular, muitas das crianças com NEE entram no mundo da descoberta e da aprendizagem através do jogo tecnológico encarado como fonte de prazer, porque este cria um espaço lúdico que lhe é próprio e constitui fundamentalmente uma oportunidade para se envolver em novas experiências. As crianças tornam-se mais vivas, deixam-se surpreender entusiasticamente pela descoberta de coisas fantásticas e, progressivamente, vão-se atenuando as suas inibições enraizadas na insegurança e na angústia perante a crítica dos outros, porque há crianças que na escola são tímidas e receiam constantemente as perguntas do professor.
Deste modo, à relação impessoal com o computador, inicialmente solitária, sucede-se a alegria da partilha, a descoberta de novas formas de comunicação e, naturalmente, os jovens passam a interagir uns com os outros:
a) partilham experiências;
b) estreitam os laços de solidariedade e amizade;
c) corporizam um sistema de valores de cariz cognitivo e afectivo fundamental na sociabilização.
Cabe à escola o papel fundamental de acompanhar o seu próprio futuro como instituição, bem como o futuro da sociedade, proporcionar aos alunos uma aprendizagem das matérias com a dose q.b. de sedução que emana da utilização das novas tecnologias que, em si, comportam os desafios que são fonte de interesse, motivação, envolvimento e desenvolvimento intelectual dos alunos e dos professores.
É importante salientar, também, que embora o futuro de uma criança com NEE não passe apenas pela existência e utilização das TIC, estas favorecem em muito os ambientes de aprendizagem, funcionando como um excelente estímulo para qualquer actividade que seja proposta... eu tenho exemplos disso nas minhas prácticas!

Saturday, April 29, 2006

Olá

Sou professora de Ensino Especial e este blog foi criado com a intenção de trocarmos impressões relativamente às nossas práticas...